O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, tem uma vantagem importante no governo Lula na corrida por uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Seu nome é o favorito da ala do governo da Bahia, tanto entre ministros quanto para parlamentares da base aliada. A informação é do colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
No lançamento de um livro de Bruno Dantas na biblioteca do Senado na última terça-feira (29), compareceram o ministro da Casa Civil Rui Costa, ex-governador da Bahia, o senador da Bahia Jaques Wagner, líder do governo no Senado, e Otto Alencar, senador do estado pelo PSD.
Bruno Dantas é baiano e soteropolitano. Além de pessoas ligadas a seu estado, havia outros nomes de peso no evento, como Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, José Múcio, ministro da Defesa e ex-presidente do TCU, Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF, entre outros.
Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), é citado hoje como favorito para substituir a ministra Rosa Weber, que se aposenta em outubro, pelo entorno mais próximo de Lula.
O ministro do TCU Bruno Dantas é o nome favorito da classe política e de alguns integrantes da cúpula do Judiciário, no entanto. O ministro do STF Gilmar Mendes e o senador alagoano Renan Calheiros, ambos também presentes no eventos, são os principais padrinhos de Dantas.