O primeiro desfile de 7 de Setembro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve reunir cerca de 30 mil pessoas em Brasília, segundo estimativas do governo. Desse total, aproximadamente seis mil segundo Renan Monteiro, do O Globo, irão acompanhar o desfile nas arquibancadas que já estão montadas no corredor ministerial.
Neste sábado, a Esplanada dos Ministérios foi fechada para um ensaio da cerimônia e para a apresentação do trajeto de Lula, que deve passear em carro aberto. Não houve a participação de autoridades do Executivo no ensaio.
A tribuna de honra do presidente deve contar com a presença de aproximadamente 200 autoridades, incluindo ministros, membros do Congresso e Judiciário e representantes das Forças Armadas.
A cerimônia cívico-militar terá início às 9h, com o slogan “Democracia, Soberania e União”. A passeata será mais rápida do que ano anteriores, com uma previsão de duas horas. As pessoas que ficarão nas arquibancadas fizeram uma inscrição prévia.
O 7 de setembro deste ano está com quatro eixos temáticos, incluindo pautas que foram centrais nas críticas ao governo de Bolsonaro:
- Saúde e Vacinação
- Defesa da Amazônia
- Paz e Soberania
- Ciência e Tecnologia
A organização do evento está sendo feita pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), pelo Ministério da Defesa e pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Pronunciamento e viagem
Na noite do dia 6 de setembro, está prevista um pronunciamento de Lula em cadeia nacional de televisão e rádio. Neste momento, o presidente deve falar da defesa da democracia e pedir união nacional, segundo a Secom.
No dia 7, após a cerimônia, o presidente irá direto para a base aérea de Brasília. Lula vai viajar para Nova Délhi, na Índia, onde participará da Cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do globo. O encontro ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro.
Roteiro
Confira o que está previsto para ocorrer no desfile:
- Passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea)
- Apresentação de escolas públicas do Distrito Federal
- Apresentação de profissionais do Corpo de Bombeiros
- Show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, da FAB
Reforço na seguranço
O governo do Distrito Federal solicitou ao Ministério da Justiça que a Força Nacional ajude a fazer a segurança do desfile. A governadora interina do DF, Celina Leão, também determinou a criação de um gabinete de mobilização para a data, com representantes de ministérios, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na quinta, o secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli, recebeu Celina. O encontro ocorreu após a pasta enviar ao GDF ofício alertando sobre vídeos que circulam nas redes sociais conclamando para manifestações durante o evento. O objetivo é evitar episódios como os ataques de 8 de janeiro.