sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA
Home / COMENDA 2 DE JULHO / Importantes autoridades prestigiaram cerimônia na AL-BA em homenagem a Marcelo Nilo
sexta-feira 1 de setembro de 2023 às 07:35h

Importantes autoridades prestigiaram cerimônia na AL-BA em homenagem a Marcelo Nilo

COMENDA 2 DE JULHO, DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Expressivas autoridades compareceram à cerimônia de entrega da comenda 2 de Julho ao ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos). Além do homenageado, compuseram a mesa de honra dos trabalhos, o presidente Adolfo Menezes (PSD) e o proponente, deputado Euclides Fernandes (PT) o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), o ex-governador Paulo Souto, o ex-prefeito da capital, ACM Neto (União Brasil), o ex-vice governador e deputado federal João Leão (PP) e o conselheiro Mário Negromonte, representando o presidente do TCM, conselheiro Francisco Neto.

O idealizador da homenagem, deputado Euclides Fernandes , parabenizou o novo comendador pelas contribuições ao povo baiano – Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA

Também compuseram o colegiado a desembargadora federal, Mércia Nilo de Magaldi, que representou a presidente do TRT da 5ª Região, desembargadora federal Débora Maria Lima Machado, o assessor especial da Procuradoria Geral de Justiça, promotor Márcio José Cordeiro Fahel, que representou a titular no cargo, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, a defensora pública Cynara Fernandes Rocha Gomes, que representou a chefe da Defensoria, Firmiane Venâncio, o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes, e o ex-secretário Nestor Duarte.

Presença de deputados

Foi uma sessão movimentada, suprapartidária, que contou com as presenças dos deputados estaduais, Rosemberg Pinto, líder do governo na ALBA, Zé Raimundo Fontes (PT), primeiro vice-presidente da Casa, Marcinho Oliveira (União Brasil), Raimundinho da JR (PL), Rogério Andrade (MDB), José de Arimateia (Republicanos), Doutor Diego Castro (PL), Marcelinho Veiga (União Brasil), Fátima Nunes (PT), Fabíola Mansur (PSB), Robinson Almeida (PT), Marquinho Viana (PV), Bobô (PC do B), Pedro Tavares (União Brasil), Roberto Carlos (PV), Kátia Oliveira (União Brasil), Luciano Araújo (SD), e Ricardo Rodrigues (PSD).Também foram abraçar o homenageado os deputados federais Paulo Azi e Mário Negromonte Júnior,

Compareceram a homenagem ao ex-deputado Marcelo Nilo, os ex-deputados estaduais e federais Marcelino Galo, Clóvis Feraz, Carlos Geilson, Heraldo Rocha, Tom Araújo, Zé das Virgens, Paulo César, Eliel Santana, Miguel Abrão, Severiano Alves e José Nunes. E também o ex-deputados estadual e federal, atual conselheiro do TCM, Nelson Pelegrino, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (também ex-deputada), os vereadores de Salvador Luís Carlos e Paulo Magalhães Júnior, o ex-vereador Arnando Lessa, e os desembargadores do TRT, Luiz Tadeu Leite Vieira e Maria de Lourdes Linhares.

Estiveram na homenagem da entrega da Comenda 2 de Julho ao ex-presidente do Legislativo também os ex-secretários Sérgio Habib e Fausto Franco, os prefeitos de Antas, Sidônio Nilo, de Aramari, Fidel Carlos de Souza Dantas, de Utinga, Joyuson Vieira Santos, de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes, de Monte Santo, Silvânia Matos e Biritinga, Gilmário Oliveira. Bem como os vice-prefeitos de Quijingue, Romerinho, de Entre Rios, Joaquim Mascarenhas e de Iramaia, Antônio Rodrigues.

Houve presença ainda de muitos ex-prefeitos, como Paulo do Anjos, personalidades do mundo jurídico, como o advogado Ademir Ismerin, secretários municipais da capital e interior, ex-dirigentes de empresas públicas baianas, lideranças políticas de todo o Estado, ex-colaboradores na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, servidores do Legislativo e ex-diretores da Casa.

Agradecimento

Já devidamente laureado, o ex-presidente da AL-BA, Marcelo Nilo subiu à tribuna para agradecer a deferência do Parlamento baiano, lembrando que presenciou e dirigiu sessões de outorga a tantas personalidades, sem nunca imaginar que receberia um dia a mais alta honraria da Casa. “O homem é fruto das circunstâncias”, filosofou, contando sua origem humilde, na roça, os conselhos de sua mãe Ademar, professora primária no sertão de Antas, o esforço de seu pai Edvaldo para que estudasse na capital, onde formou-se engenheiro, sua chegada à Embasa como estagiário e sua carreira na política.

Em sua trajetória, relembrou os ensinamentos do seu então colega de pensão, o saudoso professor e compositor Jorge Portugal, e anotou que deve sua formação política ao senador Jutahy Magalhães. Nilo relatou o crescimento de votos a cada eleição – seis vitórias para deputado estadual e uma para deputado federal –, sua trajetória de 16 anos na oposição, destacando que sempre respeitou o contraditório e seus adversários políticos. Entre os feitos durante sua gestão na Presidência da ALBA, registrou o fim do 13º e 14º salário de deputados e a lei que proíbe o nepotismo nos três Poderes até o terceiro grau.

Veja também

Indiciamento pode prolongar inelegibilidade de Bolsonaro, diz jornal

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por crimes de tentativa de golpe de Estado, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!