A pedido do vereador Henrique Carballal (PV) e do advogado Ademir Ismerim, o deputado federal Antonio Brito (PSD), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Portugal, se reuniu, hoje (1), na Assembleia da República, em Lisboa, com o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil, deputado Carlos Páscoa.
Após tratar do encontro Mundial das Santas Casas, a ser realizado em maio de 2019, em Macau, na China, esteve entre as pautas do encontro a possibilidade de trazer para Salvador os restos mortais de Thomé de Souza, fundador da capital baiana e primeiro governador-Geral do Brasil.
Durante a reunião, ficou decidido que a Câmara Municipal de Salvador (CMS) deve encaminhar uma correspondência oficial para que o parlamento lusitano analise o pedido. “Estou à disposição da CMS para fazer esta interlocução, visando o êxito desta importante demanda para a história de Salvador”, informou Antonio Brito.
Os restos mortais de Thomé de Souza hoje estão depositados no antigo mosteiro da cidade de Vila Franca de Xira, em Portugal.