O corregedor-geral do Ministério Público do Trabalho, o subprocurador-geral do trabalho Jefferson Coelho, concluiu na última quinta-feira (23) a série de visitas institucionais e reuniões com membros e com instituições parceiras.
Os encontros presenciais foram a última etapa do trabalho de correição ordinária realizada pelo órgão na regional baiana do MPT. A análise da atuação de cada um dos ofícios da Bahia já vinha sendo realizada de forma remota.
Acompanhado das corregedoras auxiliares Vanessa Bozza, Valesca de Morais do Monte, e dos corregedores auxiliares Omar Afif e Márcio Ribeiro, Jefferson Coelho esteve pela manhã reunido com o conjunto de procuradoras e procuradores lotados na Bahia, em reunião presencial e acompanhada por videoconferência pelos que estão lotados as unidades do interior do estado. Durante a reunião, foram esclarecidas a forma de atuação da Corregedoria, as atribuições de cada membro da equipe e debatidas formas de aprimorar a atuação do órgão.
À tarde o corregedor-geral do MPT fez uma visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Juntamente cm o procurador-chefe d MPT na Bahia, Luís Carneiro, e dos corregedores auxiliares, ele foi recebido na sede do TRT, o bairro de Nazaré, pela corregedora da instituição, a desembargadora Luiza Lomba. O encontro serviu para estreitar laços e compartilhar experiências entre as duas instituições.
Nesta Correição de 2020, aproveitando a recente passagem da Corregedoria Nacional do CNMP, os trabalhos individualizados de análises de acervos centraram-se mais nos achados daquele órgão de controle, evitando-se retrabalho e buscando-se atuação mais resolutiva da Corregedoria do ramo especializado. A Corregedoria do Ministério Público do Trabalho é o órgão responsável pela fiscalização das atividades e da conduta dos membros da instituição.