O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse nesta segunda-feira (1º) que o momento pelo o qual passa o Brasil requer “serenidade, diálogo e tranquilidade”. O ministro afirmou que não se pode deixar que o “ódio entre na sociedade brasileira”.
Toffoli discursou nesta manhã durante cerimônia na qual recebeu o título de doutor honoris causa na universidade de Santo Amaro (SP).
“Para mim, como eu disse, é uma honraria muito grande receber este título de doutor honoris causa e neste momento que nós estamos vivendo em nosso país. Um momento em que nós temos que ter serenidade, diálogo, tranquilidade”, disse o ministro.
“Um momento em que nós não podemos, como tenho dito, deixar que o ódio entre na sociedade brasileira”, completou Toffoli.
O ministro falava sobre ação coordenada deflagrada pelo STF, nesta segunda, junto aos demais tribunais superiores, conselhos e associações de magistrados, de reação nas redes sociais contra ataques a juízes e decisões judiciais.
Na condição de presidente da Corte, o ministro iniciou uma ofensiva contra o que considera ataques ao Tribunal e ao Poder Judiciário.
Em março, ele determinou a abertura de uma investigação, mesmo sem pedido do Ministério Público, para apurar supostas “notícias fraudulentas”, ofensas e ameaças, que “atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares”.
Sob as hashtags #fakenewsnão e “#aquitemjustiça!, os tribunais de todo o país usarão as redes sociais para apresentar dados positivos sobre a Justiça, além de se contrapor a ataques ao Poder Judiciário e à disseminação de notícias fraudulentas.