sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Projeto na AL-BA propõe entrega da Comenda 2 de Julho ao empresário Ewerton Visco
quarta-feira 30 de agosto de 2023 às 06:11h

Projeto na AL-BA propõe entrega da Comenda 2 de Julho ao empresário Ewerton Visco

NOTÍCIAS


A concessão da Comenda 2 de Julho ao empresário Ewerton Visco foi proposta pelo deputado Penalva (PDT) em projeto de resolução apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Na justificativa para a entrega da honraria, o parlamentar traz um pouco da trajetória do homenageado, nascido em Salvador, em 10 de fevereiro de 1958.

Penalva disse, no documento, que a mãe, Yolanda Espínola Visco, e o pai, Ewerton Raimundo de Castro Visco, foram os “principais incentivadores e fonte de inspiração do homenageado”. Pai de quatro filhos, Juliana, Luciana, Eduardo e Pedro Felipe, e casado com a arquiteta Erla Ribeiro, Visco tornou-se, segundo o legislador, um renomado empresário, referência no mercado empresarial e um ícone desse segmento profissional na Bahia.

“Despertou cedo para o empreendedorismo e para a gestão empresarial, influenciado por seu pai, e de pequeno comerciante tornou-se diretor institucional da ALLOS, a maior empresa de gestão de shoppings centers e a plataforma mais inovadora de entretenimento, lifestyle, serviços e compras do país”, declarou o parlamentar.

De acordo com ele, Visco seguiu o legado do pai, que foi fundamental para a fundação do primeiro shopping da Bahia e do Nordeste e o segundo shopping center do Brasil, o antigo Shopping Iguatemi, atualmente Shopping da Bahia.

“Visco é egresso da Universidade Católica do Salvador (UCSal), onde cursou administração de empresas, tendo passado também pela Universidade Federal da Bahia, e obteve valiosa experiência ao longo da sua vasta trajetória profissional, onde desenvolveu seu talento ímpar para o campo empresarial. Teve importantes aprendizagens, fruto também de atividades do início da vida profissional, quando foi dono de banca de revista, carrinho de pipoca, e cafezinhos tendo, na sequência, ampliando sua atuação comercial, passando para a gestão de grandes marcas em alguns shoppings em Salvador”, relatou Penalva.

Conforme explicou o deputado, Visco trabalhou na administração do Shopping Barra, tornando-se superintendente, e foi gestor no Shopping Piedade, chegando a diretor dos dois shoppings. Posteriormente, por meio da antiga empresa OAS, passou a desenvolver shoppings por todo o Brasil, atuando no Amazonas, Ceará, em Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, dentre outros estados.

“Após essa valiosa experiência pelo país, Ewerton Espínola Visco assumiu o lugar de seu pai como diretor do Shopping Iguatemi Salvador. Em 1999, participou do desenvolvimento do Iguatemi Feira de Santana, que depois se tornou Boulevard Shopping Feira de Santana”, contou Penalva.

Segundo ele, além de gestor, Visco se tornou investidor para fomentar e estimular a economia, colocando a Bahia em destaque no Brasil nesse segmento. Visco contribuiu para desenvolver, ainda, o Boulevard Shopping Vitória da Conquista, o Shopping de Campina Grande, entre outros espalhados pelo Nordeste e pelo Brasil.

Responsável pelo crescimento do segmento de shoppings pelo país, em especial na Bahia, contribuiu para a fundação da Nacional Iguatemi Administradora, da qual se tornou sócio. Após ser vendida para uma companhia americana, a empresa passou a se chamar Aliansce e, hoje, ALLOS, segundo Penalva, “a maior administradora e a plataforma mais inovadora de entretenimento, lifestyle, serviços e compras do Brasil”.

O pedetista disse ainda que, precursor nos incentivos de shoppings à cultura do Estado, hoje, o Shopping da Bahia se tornou um dos maiores incentivadores e patrocinadores de festas populares, manifestações culturais, eventos, esporte, lazer e entretenimento. “Assim, Visco se tornou sinônimo de estímulo a cultura baiana e é notadamente respeitado pelo segmento artístico e cultural como uma das mais importantes personalidades da indústria de entretenimento”, afirmou o parlamentar.

Ele concluiu a justificativa dizendo que Visco, apesar de exercer atualmente a diretoria institucional da ALLOS e do patamar nacional de sua carreira, que resultaria em uma rotina de viagens, não sai da Bahia. “Além de ser decisivo para o sucesso e crescimento do segmento empresarial onde atua, Ewerton Espínola Visco é merecedor da distinta honraria concedida por esta egrégia Casa Legislativa, sobretudo por ser um baiano referência empresarial no Brasil”, finalizou Penalva.

Veja também

Moema é multada após auditoria apontar irregularidades em metas na educação em Lauro

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) foi multada em R$ 2 mil …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!