sexta-feira 22 de novembro de 2024
O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara — Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Líder do governo na Câmara quer separar empresas e municípios na votação de PL da desoneração
terça-feira 29 de agosto de 2023 às 16:20h

Líder do governo na Câmara quer separar empresas e municípios na votação de PL da desoneração

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), disse na última segunda-feira (28) segundo Renan Truffi e Fabio Murakawa, do Valor, que está negociando votar de forma fracionada o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores que mais empregam na economia até 31 de dezembro de 2027. Pela legislação atual, a medida perde a validade em 31 de dezembro deste ano.

O sistema de tributação permite que as empresas paguem alíquota de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% na folha salarial. Entre os 17 setores que podem aderir a esse modelo, estão as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário. Juntos, esses segmentos empregam 6 milhões de trabalhadores.

Segundo o líder petista ainda afirmou ao jornal Valor, a ideia é votar separadamente a questão dos municípios. Isso porque, no Senado, o projeto recebeu uma emenda que prevê que cidades com a população inferior a 142,6 mil habitantes tenham acesso a um sistema semelhante, de forma permanente. Desta forma, esses municípios teriam a alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha de salários reduzida de 20% para 8%. A mudança tem um impacto fiscal estimado entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões.

“Nós assumimos o compromisso de votar a urgência e o mérito [da desoneração]. Há uma proposta em curso, amanhã a gente deve anunciar alguma coisa. Alguma solução terá, sim, para os municípios. Dá [sim] para votar desoneração e municípios. Tem que votar separado, o Elmar está trabalhando na [mesma] ideia do Jaques Wagner [no Senado]”, disse Guimarães.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!