Camila Batista, superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, a major PM Alcilene Coutinho, da Superintendência de Prevenção à Violência contra a Mulher da SSP-Ba e a coordenadora do AME-Atendimento às mulheres Expostas à Violência Sexual, Jamile Martins, participaram de uma “Roda de Conversa” no Plenário do TCM, como parte da campanha “Agosto Lilás”. O encontro foi mediado pela assistente técnica da Escola de Contas do TCM, Jumara Novaes.
No encontro foram discutidas as políticas públicas e a estrutura de que dispõe o estado para combater a violência contra as mulheres. As palestrantes ressaltaram a necessidade de se investir na educação das novas gerações para enfrentar a cultura machista – ainda predominante na sociedade – e na ampliação da rede de apoio às mulheres.
Avanços foram destacados, como a “Ronda Maria da Penha”, que serviu de modelo e foi adotada por outros estados. Mas, segundo a major Alcilene Coutinho, o estado precisa investir ainda mais para tornar mais efetivo o combate à violência e a proteção às mulheres. Ela frisou, por exemplo, que a maioria dos órgãos de apoio às mulheres não funcionam nos fins de semana ou à noite – quando é maior o número de casos de agressões.