A bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) está considerando lançar, segundo Mateus Soares, do jornal Tribuna, o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), como candidato à presidência da Casa no próximo pleito.
Após a polêmica desencadeada na AL-BA com as declarações do senador Angelo Coronel, do PSD, em apoio à reeleição do atual presidente Adolfo Menezes, o que diminuiu as chances dos deputados Rosemberg Pinto, do PT, e Ivana Bastos, do PSD, a oposição vê uma oportunidade de inserir um candidato próprio na corrida.
Com mais de um ano antes da eleição em que os deputados decidirão o próximo presidente do Legislativo, o nome mais cogitado para desafiar a sucessão de Adolfo é o do deputado estadual tucano Tiago Correia.
No entanto, vale destacar, Tiago consideraria entrar na disputa somente se Adolfo Menezes não aceitasse o desafio de aprovar uma emenda constitucional para permitir a reeleição e, se necessário, lutar legalmente para garantir a possibilidade de um terceiro mandato.
Apesar da relação próxima com Adolfo, Tiago, segundo colegas do próprio parlamentar baiano, não encara a corrida como um confronto entre governo e oposição. Ele acredita que é uma decisão soberana dos representantes estaduais, buscando a eficácia do Legislativo.
De acordo com alguns deputados ouvidos pelo jornal Tribuna da Bahia, sob anonimato por respeito ao direito de Adolfo concorrer, pelo menos dois deles – um do governo e outro da oposição – afirmaram que, se o presidente não buscar a reeleição, Tiago Correia poderá se tornar um forte concorrente à sucessão, especialmente se conquistar o apoio da oposição.
“Se Tiago fechar o apoio da oposição ao seu nome, dificilmente não conseguirá se eleger presidente”, opinou o deputado governista, afirmando que o tucano é reconhecido como excelente negociador e não possui arestas com ninguém.