sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Xinhua/Ding Haitao
Home / Mundo / MUNDO / Expansão do BRICS é histórica e novo ponto de partida para cooperação, diz presidente da China
quinta-feira 24 de agosto de 2023 às 20:10h

Expansão do BRICS é histórica e novo ponto de partida para cooperação, diz presidente da China

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente chinês, Xi Jinping, exaltou nesta quinta-feira (24) que a expansão do BRICS é histórica e um novo ponto de partida para a cooperação do bloco.

Ele fez as observações em uma conferência de imprensa durante a 15ª Cúpula do BRICS, depois que o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou que seis países foram convidados a tornarem-se novos membros do bloco. São eles: Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

A China parabeniza estes países e expressa sua apreciação pelos esforços envidados pela África do Sul, presidente do BRICS, e pelo presidente Ramaphosa, disse Xi.

A expansão reflete a resolução dos países do BRICS de se unirem e cooperarem com outras nações em desenvolvimento, atende às expectativas da comunidade internacional e serve aos interesses comuns dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento, enfatizou Xi.

Ele acrescentou que a expansão também injetará nova vitalidade no mecanismo de cooperação do BRICS e encorpará ainda mais as forças para a paz e o desenvolvimento mundiais.

Todos os países do BRICS têm uma influência importante e assumem responsabilidades cruciais para a paz e o desenvolvimento do mundo, observou Xi.

Durante a cúpula, foram realizadas discussões profundas sobre a atual situação internacional e a cooperação do BRICS, entre outros. Os participantes alcançaram um amplo consenso, emitiram uma declaração e obtiveram resultados frutíferos, avaliou ele.

Xi acredita que, enquanto os países do BRICS se unirem, muito poderá ser alcançado na cooperação do bloco e um futuro promissor os aguarda.

O presidente chinês também expressou a esperança de que os membros do BRICS trabalhem em conjunto para escrever um novo capítulo de solidariedade e cooperação entre os mercados emergentes e os países em desenvolvimento em prol da evolução.

A conferência de imprensa foi organizada por Ramaphosa e também contou com a presença do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. O presidente russo, Vladimir Putin, participou do evento de forma online.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!