Conforme vídeo de Camila Vieira e Reinaldo Oliveira, do bahia.ba, o clima esquentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na noite desta quinta-feira (24), antes de ocorrer a votação de uma emenda modificativa ao Projeto de Lei 25.033/2023 para garantir que o pagamento da segunda parcela dos precatórios devidos aos professores estaduais com juros e encargos moratórios. Na porta do salão, professores realizam protestos. Ao chegar ao local, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) foi chamada pelos educadores de “traidora”.
Outros deputados também já se fazem presentes. O parlamentar Hilton Coelho (Psol) foi recebido com aplausos. Já o deputado Adolfo Menezes (PSD) foi recepcionado com vaias. A movimentação já é bastante intensa na AL-BA.
A matéria será votada, logo mais, em sessão extraordinária. O PL apresentado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) corresponde à segunda parcela dos precatórios e prevê pagar apenas 60% do valor, que é o mínimo constitucional, mas deixa de fora do cálculo o rendimento de juros.