A Lamborghini revelou seu conceito de veículo elétrico. Batizado de Lanzador, antecipa o modelo que entrará em produção em 2028 e que será um dos quatro produtos da marca: um V12 híbrido de 1.001 cv chamado Revuelto, o sucessor do Huracán e uma evolução ou sucessão do SUV Urus.
Explorando as possibilidades de um trem de força elétrico, o Lanzador define uma nova categoria, posicionada entre um supercarro, um Gran Turismo de quatro lugares, uma perua esportiva e um SUV superesportivo. Embalar um trem de força de combustão interna de alto desempenho em um veículo com esses volumes e formas seria difícil, se não impossível.
Mas este é um veículo conceitual e, assim, rodeado de mistérios: quais recursos serão levados ao carro de produção, e quais são fantasia de conceito? A Lamborghini ainda coletará a opinião de clientes da marca antes de definir a configuração final do seu futuro automóvel elétrico.
O que já está definido é seu layout “skate”: os motores elétricos são montados nos eixos dianteiro e traseiro, ao longo da linha central do veículo, com as baterias instaladas abaixo do compartimento de passageiros, daí o piso plano. A Lamborghini não deu detalhes do trem de força, mas apresentou uma vaga potência mensurável de um Megawatt. A tração é integral.