sexta-feira 22 de novembro de 2024
Sob o comando da ministra Rosa Weber, a CNJ determinou que juízes deveriam retomar a rotina em até 60 dias; prazo se esgota na quinta-feira, 16. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Home / DESTAQUE / Presidente do STF faz homenagem à liderança quilombola assassinada na Bahia
quarta-feira 23 de agosto de 2023 às 16:19h

Presidente do STF faz homenagem à liderança quilombola assassinada na Bahia

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, condenou nesta quarta-feira (23) o assassinato da ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico, morta na última quinta-feira no Quilombo Pitanga de Palmares, na cidade de Simões Filhos, região metropolitana de Salvador, onde ela morava.

A ministra falou no início da sessão de julgamentos da Corte e pediu um minuto de silêncio em homenagem à líder quilombola de 72 anos.

— ​Temos um longo caminho a percorrer como sociedade no sentido de avanço civilizatório — afirmou a ministra.

Segundo Rosa , foi instituído, no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um grupo de trabalho para elaborar estudos e propostas com objetivo de melhorar a atuação do Poder Judiciário em ações que envolvam posse, propriedade e titulação dos territórios onde vivem essas comunidades.

Em julho, Bernadete Pacífico denunciou a intensificação das ameaças que vinha sofrendo à presidente do Supremo, que visitou a região do quilombo da ialorixá durante uma série de mutirões carcerários.

Rosa Weber afirmou, nesta quarta-feira, ter ficado “tão impressionada” com o relato da líder quilombola que falou com o governador da Bahia a respeito da situação.

— Fiquei tão impressionada com aquela visita que, quando estive com o governador do Estado da Bahia à noite em um jantar que Sua Excelência ofereceu, registrei e pedi um cuidado especial com os quilombolas tamanha a situação que me parece de desamparo, uma situação muito difícil das comunidades quilombolas — disse.

Na ocasião, Mãe Bernadete disse que vivia sob uma rotina de insegurança e cobrou atuação do poder público. Durante o encontro, a líder quilombola ainda disse que a comunidade vinha sofrendo ameaças, principalmente de fazendeiros e que sua casa estava sendo vigiada por terceiros. Há seis anos, um dos filhos de Bernadete, o Binho do Quilombo, também foi vítima de execução.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!