Mais de 50 assessores de gabinetes parlamentares e servidores de diversos setores da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) iniciaram na última segunda-feira (21) as aulas do Curso de Espanhol Básico, que somente será concluído em junho de 2025, com uma carga horária total de 192 horas após quatro semestres de conhecimento do idioma. São duas novas turmas, pela manhã e à tarde, sempre às segundas-feiras, que aprenderão todo o conteúdo da língua ensinado pela professora Glória de Morais, formada pela Escola Caballeros de Santiago da Bahia e mestre da Universidade del Salvador, em Buenos Aires, capital da Argentina.
O curso básico de Espanhol, sintetizado em quatro módulos, compreende ensinamentos de gramática, noções de linguagem, a questão da oralidade e os primeiros passos para a comunicação, com domínio de palavras, por exemplo, que orientam sobre lugares, iguarias e informações consideradas fundamentais em um país da Europa. O primeiro módulo trata do estudo das letras e sons de cada palavra, além de mostrar os principais verbos, artigos, preposições e substantivos utilizados na língua espanhola. No segundo módulo, o aprendizado tem como foco os verbos na forma pretérita, a estruturação das palavras na interlocução e ainda a aplicação do vocabulário na prática.
Na terceira etapa do curso, a professora Glória de Morais explica que os alunos saberão como usar o verbo no modo Subjuntivo e terão informações complementares sobre questões envolvendo semântica, acentuação e gênero das palavras. Ela diz que a parte final do curso, com o quarto módulo, será destinado ao conhecimento dos verbos no modo Imperativo, à estruturação do passado composto no idioma espanhol e também a oralidade na prática, quando os alunos terão a oportunidade de conversar com boa fluência, compatível com o nível básico, comprovando a eficácia do curso.