O relator do arcabouço fiscal, deputado federal pela Bahia, Cláudio Cajado (PP), afirmou a Julia Lindner e Raphael Di Cunt, do jornal Valor, que a votação do texto deve ocorrer ainda nesta terça-feira (22). Cajado está reunido com líderes partidários na residência oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), desde o final da manhã. O intuito é chegar a um acordo sobre as deliberações da semana.
O arcabouço foi aprovado pelo Senado há dois meses com alterações, o que obriga o retorno da proposta para mais uma análise dos deputados. O novo arcabouço fiscal propõe novas regras para o controle das contas públicas, em substituição ao teto de gastos implantado no governo Michel Temer.
A análise do projeto está entre as prioridades da equipe econômica do governo Lula, mas a votação final tem sido adiada em meio a indefinições em torno da reforma ministerial e atritos entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Lira.
Há, ainda, expectativa por parte do governo para incluir na pauta desta semana a votação de três medidas provisórias que estão prestes a perder validade. Com a prioridade para o arcabouço, nesta terça-feira, as votações das MPs ficariam para quarta-feira (23).