quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / A ordem no Exército sobre como tratar o episódio hacker envolvendo militares
sexta-feira 18 de agosto de 2023 às 10:51h

A ordem no Exército sobre como tratar o episódio hacker envolvendo militares

NOTÍCIAS


A cúpula do Exército atuará segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, para se distanciar ao máximo das revelações feitas pelo hacker Walter Delgatti envolvendo militares. A ordem é não sair em defesa de nenhum nome citado e tratar as condutas como individualizadas, ou seja, distantes da Força, ao menos nesta nova gestão. A determinação é que os citados que devem se explicar.

É consenso hoje entre integrantes do alto comando, que as Forças Armadas erraram ao entrar na fiscalização da urnas, papel que nunca pertenceu à instituição.

A conclusão é que o episódio proporcionou a instrumentalização da atuação dos militares e que não trouxe nada de novo, já que o relatório final não aponta fraude alguma no sistema eleitoral.

Para membros da caserna, o único caminho para resgatar a respeitabilidade das Forças Armadas é focar nas atividades constitucionais, como a proteção das fronteiras nacionais, e se afastar da política.

No seu depoimento, o hacker disse que foi cinco vezes ao Ministério da Defesa em 2022 e afirmou ter se reunido com o então chefe da pasta, o general da reserva Paulo Sérgio Nogueira. O militar, porém, disse a colegas da caserna que não teve o encontro com Delgatti e afirmou que a conversa aconteceu com um técnico. Procurado, Nogueira não quis responder o contato da coluna.

Integrantes da cúpula das Forças Armadas consideraram “um absurdo” o encontro do hacker Walter Delgatti com membros do Ministério da Defesa, para falar sobre urnas eletrônicas. O ex-presidente Jair Bolsonaro admitiu que teve uma conversa com o hacker e disse que o encaminhou para uma agenda na pasta.

Veja também

Overclean: Vereador baiano preso devido operação envia mensagem de fim de ano: ‘Boas Festas’

O vereador Júnior Figueiredo (PSDB), que foi preso durante o cumprimento da primeira fase da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!