Membros da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e representantes das demais Forças Armadas participaram de uma série de palestras sobre o patrimônio imaterial do Exército Brasileiro durante o XIV Encontro do Sistema Cultural do Exército. As atividades do Encontro contaram com a presença dos Assessores Culturais dos Comandos Militares de Áreas e de grande parte das Regiões Militares.
A comitiva teve oportunidade de visitar a Brigada de Infantaria Paraquedista, onde foram compartilhados o histórico e as atividades mais relevantes que moldaram os 78 anos da instituição. A palestra “Mística Aeroterreste” explorou as raízes do patrimônio imaterial da Brigada Paraquedista, abordando suas tradições, rituais e valores intangíveis, fundamentais na construção e legado dos militares.
A equipe de patrimônio histórico também teve uma experiência prática e imersiva nas atividades realizadas nos simuladores de Salto da Aeronave, Salto Livre, Lançamento Aéreo de Suprimentos DOMPSA, e Salto em Massa D’Água. No encerramento da visita, ocorreu com o tradicional “Badernaço”, celebração peculiar que envolve uma canção entoada ao som de batidas ritmadas nas mesas. Esse ritual, transmitido ao longo das gerações, é uma representação viva do patrimônio imaterial, que preserva a mística paraquedista.
A comitiva também realizou visita técnica à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde verificaram a Biblioteca Coronel Ney Paulo Panizzuttio, o Espaço Cultural e a Biblioteca Marechal José Pessoa, inaugurada em 1947 e batizada em homenagem ao idealizador da AMAN. O local preserva uma coleção que mescla entra peças tridimensionais, atlas, manuscritos, quadros e cerca de 50 mil livros, dentre os quais se encontram obras raras de relevância histórica para o país, em um espaço com majestoso acabamento.
Encerrando as atividades XIV Encontro do Sistema Cultural do Exército, foram ministrados palestras dos cursos de Infantaria, Artilharia, Engenharia, Cavalaria, Comunicações, Intendência e Básico. Cada Arma explorou as raízes históricas e os rituais que moldam a identidade militar e que fazem parte do patrimônio imaterial do Exército. As palestras colaboraram para o melhor entendimento da herança intangível do Exército, demonstrando como o patrimônio imaterial se entrelaça com as diversas áreas de atuação da instituição, estimulando ações de preservação realizadas no âmbito da Força Terrestre.