Os deputados baianos aprovara a concessão da Comenda 2 de Julho ao pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. A proposta foi aprovada de acordo com o bahia.ba, pela maioria dos parlamentares na sessão da última quarta-feira (16).
A iniciativa, que foi protocolada pelo deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) no dia 28 de dezembro de 2021, teve em sua justificativa uma suposta perseguição que o líder religioso sofreria na época.
“Tem sido muito criticado, odiado, perseguido, por alçar a sua voz em suas redes sociais e programas de televisão em favor da família, da heteronormatividade, combatendo a liberação de drogas e o aborto (…) Pelo bem que traz às famílias brasileiras como um todo, propomos a aprovação desta merecidíssima honraria”, diz trecho do projeto aprovado pelos legisladores baianos da AL-BA.
O deputado autor da proposta, após a aprovação no plenário comemorou apontando que a concessão da maior condecoração da Casa Legislativa baiana é um ato de retribuir os esforços feitos pelo missionário para o Estado.
“A vida de obras feita por Silas Malafaia é um exemplo para nós, que servimos a Deus. Muitos não sabem, mas ele já realizou diversas ações aqui na Bahia, que beneficiaram milhares de pessoas. A entrega da comenda é uma forma de homenageá-lo e também mostrar à sociedade estes trabalhos”, diz Samuel Júnior.
De acordo com o rito da AL-BA, a Comenda 2 de Julho acontece em sessão especial. Ainda não há data para o evento que vai conceder a honraria ao pastor carioca.