A noite da última terça-feira (15) foi especial para o coronel de Infantaria André Sodré Lira Brandão, comandante da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx). Isso porque o militar foi condecorado com a Medalha Thomé de Souza, uma das mais importantes honrarias da Câmara Municipal de Salvador, durante a sessão solene ocorrida no Plenário Cosme de Farias da Casa.
A comenda foi entregue por iniciativa do vereador Téo Senna (PSDB), ao som da Banda de Música da 6ª Região Militar (6ª RM).
Em seu discurso, Téo Senna enalteceu a carreira do homenageado, elencando os importantes cargos que ocupou e os órgãos do Exército que já assumiu, ao mesmo tempo em que destacou que a concessão da comenda representa o reconhecimento ao trabalho do militar em Salvador e ao Exército Brasileiro.
“Costumo dizer que a atividade militar é muito exigente e rigorosa, demanda renúncias que só pessoas de caráter e com senso de propósito muito claro são capazes de realizar. Trata-se de um trabalho silencioso, mas que garante a toda a população a sensação de conforto e segurança ao sabermos que existem pessoas dispostas a nos resguardar todos os dias, ainda mais quando se trata de um militar que atuou e contribuiu fortemente para o Exército Brasileiro como um verdadeiro patriota. Claramente, André Brandão é mais do que merecedor desta Medalha, tendo em vista todas as realizações que foram protagonizadas por ele”, destacou Senna.
Dedicando os valores que aprendeu e a carreira militar que construiu ao seu pai, que de padeiro ousou ingressar no Exército Brasileiro, o coronel André Brandão usou a sua fala para incentivar os militares presentes a se dedicarem ao que fazem e a acreditarem que podem mais. Ele também agradeceu a todos os presentes pela participação de cada um em sua carreira, especialmente à sua esposa, Beatriz Albuquerque Brandão.
“Todos os senhores aqui presentes fazem parte da minha história e dessa minha conquista, quer seja com os exemplos, quer seja com a convivência, especialmente a minha esposa, que está nessa trilha comigo. E vale lembrar que quando cheguei a Salvador, cheguei por Itaparica, por Bom Despacho, e quando avistei a Baía de Todos-os-Santos pude ver a sua plenitude. É uma honra estar aqui hoje na Casa do povo, que é a mais antiga das capitais do país e que tem história para o Brasil como nação. E a gente continua com o firme propósito de servir, dentro da missão institucional de honrar e especializar com valores. Portanto, um pleito de servir é um pleito de gratidão”, disse o homenageado sob aplausos.
Integrante da mesa, o vereador Sandro Bahiense (PP) destacou a importância do coronel André Brandão como líder da ESFCEx, na formação de soldados para enfrentar os desafios com destemor e profissionalismo.
“Suas 10 condecorações falam sobre a sua dedicação e competência como líder na Infantaria do Exército. Como fuzileiro naval e vereador de Salvador, reconheço a importância de líderes inspirados como o coronel André. Parabéns por sua carreira excepcional, por ser um exemplo brilhante de serviço e comprometimento”, destacou o vereador Bahiense.
Trajetória
André Brandão dedicou boa parte de sua vida ao desempenho da vida militar. Entre as funções que desempenhou, destacam-se como comandante do Pelotão de Investigações Criminais do 4° Batalhão de Polícia do Exército; instrutor-chefe do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 1° Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel; ordenador de Despesas do 11° Batalhão de Infantaria de Montanha; subcomandante do 32° Batalhão de Infantaria Leve; comandante do 6° Batalhão de Polícia do Exército; e chefe de Gabinete do Departamento de Projetos Sociais, do Ministério da Defesa.
Entre as organizações militares que já serviu, estão o 1° Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) Regimento Sampaio, no Rio de Janeiro; 4° Batalhão de Polícia do Exército, em Recife; 1° Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel, em Manaus; 11° Batalhão de Infantaria de Montanha, em Minas Gerais; Companhia de Comando da 7ª Região Militar, em Recife; 32° Batalhão de Infantaria Leve (Montanha), em Petrópolis, no Rio de Janeiro; 6° Batalhão de Polícia do Exército, em Salvador; 6ª Região Militar, também em Salvador; e Ministério da Defesa, em Brasília.
O homenageado nasceu em 24 de novembro de 1971, no Rio de Janeiro, e comanda o posto atual desde agosto de 2018. É casado com Beatriz Albuquerque Brandão, com quem tem três filhas, Maria Júlia, Maria Clara e Maria Eduarda, e um neto, Pedro.
Mesa de trabalho
Junto com os vereadores Téo Senna e Sandro Bahiense e o homenageado, compuseram a mesa de trabalho o tenente-coronel Cipriano; o desembargador Baltazar Miranda; o deputado estadual Diego Castro (PL); a juíza da Justiça Militar Cheyla Bastos; o coronel da PMBA, Anildo Batista; o coronel Jesus, chefe de Projetos Estratégicos da 6ª Região Militar; e Fabrizzio Müller, secretário municipal de Mobilidade Urbana. O vereador Maurício Trindade (PP) também prestigiou a solenidade.