sexta-feira 27 de dezembro de 2024
A então procuradora-geral da República Raquel Dodge, em imagem de 2019 — Foto: José Cruz/Agência Brasil
Home / JUSTIÇA / Sucessão na PGR: em 132 anos, apenas uma mulher esteve à frente da instituição
segunda-feira 14 de agosto de 2023 às 15:52h

Sucessão na PGR: em 132 anos, apenas uma mulher esteve à frente da instituição

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Ao longo de 132 anos do Ministério Público, somente uma mulher chegou ao cargo máximo da instituição. Indicada pelo então presidente Michel Temer (MDB), em 2017, Raquel Dodge alcançou o posto de procuradora-geral da República.

Então subprocuradora-geral, Dodge foi a segunda mais votada da lista tríplice apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), documento que tem orientado, desde 2003, a escolha dos presidentes da República para o cargo.

A discussão sobre a representatividade feminina no MP tem ganhado espaço em meio às articulações para a sucessão do comando da instituição. O mandato de Augusto Aras, atual chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) e dos Ministério Públicos Federal e Eleitoral, termina em 26 de setembro.

Segundo a Constituição, a escolha do PGR é competência do presidente da República, que deve nomear um integrante da carreira de procurador da República com mais de 35 anos.

A indicação é considerada estratégica. No comando do Ministério Público, o procurador-geral da República tem a atribuição de se manifestar em ações no Supremo Tribunal Federal (STF) e de propor investigações e denúncias contra o presidente da República, deputados, senadores e governadores, entre outras autoridades.

Em toda a sua história, o Ministério Público contou com 43 procuradores-gerais. Dodge foi a única mulher a assumir a função como titular.

Veja também

Egito reafirma compromisso em honrar dívidas após pagar US$ 38,7 bilhões em 2024

O primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbouly, anunciou que o país pagou quase US$ 7 bilhões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!