sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Valter Pontes/Secom
Home / DESTAQUE / Salvador corre risco de ficar sem água, alerta vereador
sábado 12 de agosto de 2023 às 10:55h

Salvador corre risco de ficar sem água, alerta vereador

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Conforme o parlamentar, a medida é necessária para proteger a área que abastece 60% de Salvador e Região Metropolitana 

O vereador André Fraga (PV) propôs ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, por meio do Projeto de Indicação nº 180/2023, a criação da Unidade de Conservação da Serra da Chapadinha, região localizada entre os municípios de Itaetê, Mucugê e Ibicoara. Conforme o parlamentar, a medida é necessária para proteger a área do avanço da mineração, o que ameaça a existência e qualidade do Rio Paraguaçu, que abastece 60% de Salvador e Região Metropolitana (RMS).

Na sessão ordinária do dia 9, no Plenário Cosme de Farias da Câmara, André Fraga explicou a situação: “O risco se dá porque o avanço da atividade mineradora pode ser responsável por secar a nascente do Rio Una, localizado na região e que, por sua vez, alimenta o Rio Paraguaçu, principal fonte de abastecimento de água em Salvador e demais 80 municípios baianos”.

De acordo com dados abertos da Agência Nacional de Mineração e mapeados pelo Nexo, dos 18 mil hectares correspondentes à região da Serra, cerca de 78% receberam autorização de pesquisa mineral. Embora essa permissão seja referente apenas a uma exploração inicial, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) recebeu, em abril deste ano, denúncias de extração irregular de ferro na região.

“Apresentei o projeto para que, a partir daí, a gente garanta que Salvador não enfrente, por exemplo, o que Montevidéu está enfrentando hoje. Os habitantes de Montevidéu estão bebendo água salobra, porque já não tem mais água doce tratada para ser oferecida”, afirmou Fraga.

Veja também

Deputado elogia na AL-BA a luta pelos que preservam a memória de Jorge Amado

O deputado estadual Hilton Coelho (Psol) apresentou moção de aplausos “àquelas/es que lutam pela preservação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!