sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Manobra para gastar mais R$ 5 bilhões no PAC fragiliza o arcabouço, diz relator
quinta-feira 10 de agosto de 2023 às 21:08h

Manobra para gastar mais R$ 5 bilhões no PAC fragiliza o arcabouço, diz relator

NOTÍCIAS


Em linha com o apontado por economistas nos últimos dias, o relator do arcabouço fiscal na Câmara, o deputado federal pela Bahia, Cláudio Cajado (PP), reconhece que a retirada de até 5 bilhões de reais em despesas do novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, de limites fiscais fragiliza o novo teto de gastos públicos.

A manobra, proposta pelo Planalto em meio à dificuldade de cumprir a meta de zerar o déficit em 2024, visa segundo Felipe Erlich, da Veja, a despesas de estatais federais com o PAC. No entanto, não se tratando de um orçamento propriamente fiscal ou referente à seguridade social, Cajado pontua que não há desacordo legal com o que foi estabelecido no arcabouço.

“O texto do arcabouço que proíbe tirar despesas da meta fiscal é só para os orçamentos fiscal e da seguridade social. Não proibiu para o orçamento de investimentos (caso dos 5 bilhões de reais das estatais)”, diz ao Radar Econômico. O relator também chama atenção para outra questão, essa negativa. Segundo Cajado, o perigo de utilização dos recursos em finalidades que não se referem às estatais em questão representa uma “contabilidade criativa”, uma brecha para alcançar resultados positivos nas contas públicas.

Veja também

Eliminação da violência contra a mulher é tema de sessão especial na AL-BA

Nesta sexta-feira (22), logo mais às 9h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!