A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Casa Civil do governo Lula, firmou nno final do último mês um protocolo de intenções com o BNB para a estruturação de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões. Com este compromisso, a instituição financeira inovará seu rol de atuação, entrando como agente estruturador destas modelagens nos estados onde atua.
“O BNB é mais um agente fundamental para impulsionar os investimentos nos municípios e nos estados do Nordeste. O primeiro passo é para capacitar e treinar as equipes que vão estruturar novas PPP e concessões”, afirmou o ministro Rui Costa ao participar do ato de assinatura com o presidente do BNB, Paulo Câmara, e o secretário do PPI, Marcus Cavalcanti.
A previsão é de que até o final do mês de agosto seja iniciado o treinamento teórico e prático para que equipes do BNB possam atuar na estruturação de projetos que serão licitados por municípios.
Conforme Cavalcanti, serão realizados inicialmente dois projetos-piloto de iluminação pública municipal financiados em parceria com o Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), administrado pela Caixa Econômica, e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além de ajudar tecnicamente, o BID aportará um repasse de US$ 1 milhão para auxiliar o BNB na capacitação de equipes.
“O BID traz sua experiência e expertise na estruturação de projetos de PPP, reforçando a importância dos bancos de desenvolvimento na infraestrutura econômica”. Ainda segundo o secretário do PPI, além do BNB, o Banco do Brasil também entrou nesta agenda estratégica de desenvolvimento, e passará a atuar como agente estruturador de concessões e PPP.
O ministro Rui Costa prevê a rápida ampliação de projetos a serem estruturados por esses agentes, como projetos de hospitais municipais, projetos de modernização de resíduos sólidos, entre outros.