Cerca de 2 mil gestores públicos de todos os estados brasileiros estiveram presentes, de 2 a 4 de agosto, no Transformar Juntos, realizado no Centro de Convenções, em Brasília. O encontro é uma realização do Sebrae Nacional e teve como pauta principal as políticas públicas de fomento aos pequenos negócios e ao desenvolvimento dos territórios. A caravana da Bahia foi composta por 124 representantes de órgãos públicos do estado e municípios.
“Ao trabalharmos com essas instituições, conseguimos fazer com que o ambiente em que a empresa está inserida seja mais favorável ao desenvolvimento. Com essas instituições, podemos planejar e gerar ações para desenvolver os territórios de forma integrada. O micro e o pequeno empresário são o público final a ser alcançado”, explicou a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae Bahia, Janaína Neves.
O grupo da Bahia foi formado por gestores de municípios parceiros do Sebrae, oriundos das 10 regionais da instituição no estado. Dentre os órgãos públicos, estiveram no encontro representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Junta Comercial, Secretaria de Administração do Estado, Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Casa Civil e Corpo de Bombeiros. Além dos gestores públicos, havia na caravana, ainda, agentes territoriais do Sebrae.
“Tivemos a oportunidade de conhecer experiências de desburocratização de serviços públicos. O município de Vitória da Conquista tem trabalhado com o Sebrae na desburocratização do processo de compras e para fomentar o desenvolvimento local, ampliando a participação das micro e pequenas empresas. Tivemos acesso a cases importantes que podemos replicar na nossa cidade”, avaliou o secretário de Gestão e Inovação de Vitória da Conquista, Edmário Freitas.
Já o assessor da Casa Civil da Bahia, Fábio Viveiros, considerou o “evento de altíssimo nível, com conteúdo de muita densidade e eficiência, proporcionando o conhecimento e aprofundamento de experiências exitosas”.
Case
Integrantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão se apresentaram no palco principal do encontro. Após ter recebido auxílio do Sebrae Bahia, o consórcio tornou-se referência no país e foi selecionado pelo Sebrae Nacional para compartilhar a experiência bem-sucedida no evento. O grupo realiza a inspeção sanitária de pequenas agroindústrias que precisam de certificação para comercializar seus produtos de origem animal.
O Comitê de Desburocratização da Capital também enviou representantes a Brasília. A equipe nasceu há cerca de um mês, por meio da parceria celebrada entre a Prefeitura de Salvador e o Sebrae, com o objetivo de simplificar o ambiente de negócios na capital baiana, com o suporte das secretarias de Desenvolvimento Econômico; Gestão, Urbanismo; Fazenda; além da Vigilância Sanitária.