Populares e lideranças de movimentos sociais participaram da 1°Plenária do 8°Congresso Estadual do PSOL Bahia, neste último domingo (6) no bairro de Mussurunga, na capital baiana, conforme registra o jornal A Tarde. O Congresso foi realizado para eleger a nova composição da Executiva Estadual e dos diretórios municipais do partido.
Durante a Plenária, os militantes pontuaram a necessidade de ” unidade” da esquerda e a construção de um partido que paute as demandas populares com autonomia e independência política. A popularização do PSOL nos bairros de periferia e junto aos movimentos sociais foi uma das pautas mais debatidas pela militância. “Precisamos ampliar a nossa base política no interior, nas comunidades populares e nos diversos movimentos sociais. Partido se faz com luta e ocupando as ruas”, destacou a militância do Partido Socialismo e Liberdade.
Movimentos de luta por moradia, lideranças LGBTQIAPN+, categorias do funcionalismo público, movimentos de mulheres, entidades dos movimentos negros, representantes de comunidades tradicionais, dentre outros, acompanharam as defesas das teses socialistas e debateram sobre a importância de fortalecer o PSOL enquanto “estrutura partidária popular e democrática com inserção política nos setores mais vulneráveis da sociedade baiana”.
A presidente do PSOL Bahia, Elze Facchinnetti, o ex-candidato ao Governo da Bahia e secretário de comunicação da legenda, Kleber Rosa, o deputado estadual Hilton Coelho, a ex-candidata ao Senado, Tâmara Azevedo, a co-vereadora Cleide Coutinho e o ex-candidato a prefeito, Hamilton Assis, marcaram presença na abertura do 8° Congresso Estadual da sigla.