A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman), montou a Operação de Limpeza dos Rios, Córregos e Canais. Ela atua permanente e periodicamente no ordenamento programado dos serviços de limpeza e dragagem do sistema. No primeiro trimestre deste ano, 22 canais foram limpos, em mais de 8 mil metros de serviço executado.
Em todo o ano passado, 63 canais foram limpos na capital baiana, em mais de 33 mil metros de serviço executado. As equipes da Seman atuam principalmente na microdrenagem, a exemplo dos serviços de desobstrução de boca de lobo; recuperação do sistema de drenagem; Operação Tapa-Buraco; substituição de grelhas, placas de concreto; além de poda de árvores e coleta de galhos caídos. Ainda estão em processo de limpeza os canais do Paraguari, em Periperi; Terracom, localizado na Valéria; Álvaro Letgel, na Fazenda Coutos; e Via Tronco, em Ilha Amarela.
“Dentro dos canais são comumente retirados, além de sacos plásticos com lixo, sofás, colchões, sucatas, pneus e, por vezes, carcaças inteiras de veículos. A associação destes fatores torna a ocorrência uma questão socioambiental, pois, além do necessário seccionamento da rede de esgoto, junto ao córrego que deveria ser exclusivo para o desague da drenagem pluvial, é necessária uma ação de conscientização da população”, explicou o diretor de Manutenção da Seman, Luciano Sandes.