O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do PSD, anunciaram, na sexta-feira (4) uma série de ações de descarbonização para combater pobreza energética e levar energia limpa e renovável na Amazônia. As iniciativas foram divulgada em Parintins, no Amazonas, durante o evento “Energias da Amazônia”, conforme Mardélio Couto, da Itatiaia. Lula e outros representantes do Palácio do Planalto estão na região para uma série de eventos ligados à preservação ambiental.
A cerimônia marcou o relançamento do programa “Luz para Todos”, o lançamento do programa Energias da Amazônia, de descarbonização da Amazônia; o anúncio da Interligação de Parintins, Itacoatiara e Juruti ao Sistema interligado Nacional (SIN), além da assinatura da Ordem de Serviço do Linhão Manaus/Boa Vista e do decreto da Interligação Elétrica dos países da América do Sul.
“O dia de hoje vai entrar para a história. É interligação de Parintins. É interligação de Itacoatiara. É interligação de Juruti. Serão mais de 300 mil pessoas atendidas. Energia limpa e renovável para a nossa Amazônia. Cerca de R$ 1 bilhão investidos e 2.250 empregos gerados para nosso povo”, disse Silveira.
Após 20 anos, as cidades de Parintins, Itacoatiara e Juruti, foram conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), proporcionando o acesso à energia elétrica gerada por fontes limpas e renováveis. A ligação ao SIN lança o programa Energias da Amazônia. Segundo o Governo Federal, está é a maior iniciativa de descarbonização do mundo.
No programa, estão previstos investimentos na ordem de R$ 5 bilhões para a transição dos 211 sistemas isolados que utilizam combustível fóssil na geração de energia elétrica.
Silveira garantiu que cerca de meio bilhão de reais serão economizados em diesel por ano.