O Arcebispo de Salvador, cardeal Sérgio da Rocha, decretou uma intervenção na Irmandade do Bonfim e afastou o juiz da Irmandade. Jorge Nunes Contreiras. O padre José Abel Carvalho Pinheiro foi nomeado como interventor, por 180 dias. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (4) pelo portal Metro1 através da assessoria da Arquidiocese de Salvador.
No decreto de intervenção, a entidade justifica o afastamento afirmando que houve “surgimento de conflitos” e o “descumprimento do Estatuto e do Regimento Interno da Devoção”.
Em maio, houve um conflito entre membros da Irmandade e o reitor da Basílica, padre Edson Menezes, que declarou-se perseguido pela Irmandade. A entidade afirmou em nota emitida no último domingo (28) que o padre teria embolsado R$ 50 mil, acusação rechaçada pelo reverendo em entrevista ao Metro1.
“Ficou comprovado que o que disseram de mim não procede, não é verdade. Devido a isso, o cardeal decretou a intervenção. É uma decisão que era necessária porque a Irmandade é uma organização religiosa, ela está sob a orientação da Arquidiciocese. Ele desobeceu [a Arquidicose], e tem que a agir conforme a Arquidiciose”, disse o religioso.