Como mostrou o #Acesse Política, com a prestigiada posse e festa do ministro Cristiano Zanin nesta última quinta-feira (3), o sistema eletrônico do STF já começou a despachar processos ao gabinete do novo magistrado.
Segundo a revista Veja, até 18h desta última quinta, Zanin recebeu 10 novos processos, distribuídos para ele mesmo. Além disso, ele recebeu 364 processos mais 220 recursos do ex-ministro Ricardo Lewandowski. Total do acervo: 594.
Um deles pode representar o primeiro dilema de Zanin na transição da advocacia para a magistratura. Ele virou relator de uma disputa que envolve a Prefeitura de Maceió, comandada por JHC, e o Governo do Estado de Alagoas, chefiado por Paulo Dantas.
O caso discute o destino da outorga de mais de 1 bilhão de reais do serviço de saneamento na região metropolitana da capital alagoana.
Enquanto advogado, Zanin teve o governador alagoano como cliente em outro processo no Supremo, da relatoria do ministro Roberto Barroso, que envolve acusações de corrupção. Com a ida de Zanin para o STF, quem toca a defesa de Dantas no caso é a mulher do ministro, Valeska Martins.