sexta-feira 22 de novembro de 2024
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Foto: PAULO SERGIO/AGÊNCIA CAMARA
Home / NOTÍCIAS / Bancada do PSD na Câmara cobra Padilha por mais espaço e pede controle da Funasa
quinta-feira 3 de agosto de 2023 às 19:54h

Bancada do PSD na Câmara cobra Padilha por mais espaço e pede controle da Funasa

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A bancada do PSD na Câmara dos Deputados se reuniu com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na última quarta-feira (2), antes de cerimônia no Palácio do Planalto, para cobrar mais espaço no governo e o controle da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Vinte e três deputados se encontraram com o ministro e reclamaram que estão sem espaço porque o Ministério da Pesca está esvaziado e sem orçamento, além de ter um nicho de atuação muito específica.

O ex-deputado André de Paula (PSD-PE) é o atual ministro da Pesca. O PSD conta também com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD-MT), que é senador licenciado, e o ministro de Minas e Energia, o ex-senador Alexandre Silveira, indicado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). São, na visão dos deputados, da “cota” do PSD do Senado e não representam os deputados do partido.

A Funasa era comandada segundo Raphael Di Cunto, do Valor, pelo PSD da Câmara no governo Bolsonaro (PL), mas o governo Lula (PT) propôs sua extinção e transferiu os funcionários para os Ministérios da Saúde e das Cidades. O Congresso, contudo, rejeitou essa ideia e o Executiva agora trabalha num redesenho para o órgão.

Essa recriação virou motivo de disputa entre PSD, que já está na base aliada, e União Brasil, PP e Republicanos, que negociam a adesão formal. Todos pressionam o governo para indicar o presidente e comandar os departamentos regionais.

O PSD já indicou Domingos Filho (PSD), pai do deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), para a presidência da Funasa, mas aguarda um retorno. Segundo três deputados do partido disseram ao Valor, a bancada ameaça se rebelar e atuar de forma mais independente se não for contemplada.

Veja também

Coelba investirá R$ 5,5 bilhões em sistema elétrico da Chapada Diamantina

A Neoenergia Coelba anunciou investimento de R$ 5,5 bilhões em obras de melhoria e modernização …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!