A nova diretoria e o novo conselho de administração da Pré-sal Petróleo (PPSA), empresa que representa a União nos contratos de partilha de produção de petróleo, foram empossados nesta terça-feira, 1. A engenheira de produção Tabita Loureiro, nomeada diretora técnica, vai substituir interinamente o ex-presidente Eduardo Gerk, no cargo desde 2019.
Loureiro, que serviu na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por 17 anos e substitui Cristiane Formosinho Conde na diretoria técnica, é formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense e mestre em engenharia mecânica pela PUC-Rio.
Evamar José dos Santos, formado em administração pela Face-Fumec e pós-graduado em Finanças, substitui Osmond Coelho Júnior na diretoria de Gestão de Contratos. Santos esteve por 37 anos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Também tomaram posse os conselheiros da PPSA eleitos em 10 de julho. Arthur Cerqueira Valério, indicado pelo Ministério de Minas e Energia, será o presidente do Conselho. Ele é advogado da União desde 2006, pós-graduado em Direito Público, mestre em Administração Pública pela FGV. Ex-consultor jurídico do Ministério dos Transportes, ex-consultor jurídico do Ministério das Cidades, ex-consultor jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ex-consultor-geral da União. Atual consultor jurídico do Ministério de Minas e Energia.
Foram empossados ainda no conselho, Guilherme Santos Mello, indicado pelo Ministério da Fazenda, graduado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, em 2006, e em Ciências Sociais pela USP, em 2008. Em 2023, foi convidado para assumir a liderança da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; Valder Ribeiro de Moura, indicado pela Casa Civil, tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de Contabilidade, Auditoria e Gestão Administrativa. Atualmente, é secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR); e Renato Campos Galuppo, indicado pelo Ministério de Minas e Energia como membro independente. Ele é advogado com atuação em direito eleitoral, direito penal econômico e direito civil. Atuou por 13 anos como assessor jurídico na Câmara dos Deputados.
Eles se juntam a Roberto Seara Machado Pojo Rego, conselheiro indicado pelo Ministério de Economia e que tomou posse em 27 de abril, Servidor público há 30 anos, formando em Ciência Política pela Universidade de Brasília, ingressou no governo federal, na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em 2004. Nos últimos 4 anos já trabalhava na Secretaria de Gestão, onde coordenava diversos projetos, dentre eles o Programa de Gestão e Desempenho.