Para intensificar as relações e promover a cooperação bilateral para o desenvolvimento econômico, o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado da Bahia, Angelo Almeida, reuniu-se com o Governador da Província Argentina de Mendoza, Rodolfo Soarez na última sexta-feira (28). Durante a reunião, que contou com a participação do ministro da Economia e Energia de Mendoza, Enrique Vaquié, e da Consul Geral do Brasil em Mendoza, Mitzi Costa, foi assinado um documento base para memorando de entendimentos entre as duas regiões.
O gestor da SDE explicou a iniciativa. “Cumprimos duas agendas, a primeira com o Ministro da Economia e Energia de Mendoza, Enrique Vaquié, e, em seguida, fomos recebidos pelo governador da Província, Rodolfo Suarez, onde assinamos um documento visando construir pontes para avançarmos numa relação comercial bilateral entre o estado da Bahia e a província de Mendoza. Discutimos a possibilidade de exportação de produtos baianos da agricultura familiar e também café da Chapada Diamantina, o charuto do Recôncavo e chocolate produzido em nosso estado. No caminho inverso, estamos trabalhando a possibilidade da importação para a Bahia de produtos da Província, especialmente vinhos e azeites produzidos por pequenos produtores”, detalhou.
O documento assinado prevê, entre outros aspectos, a promoção de intercâmbio comercial entre as regiões, exportações e os investimentos nos diversos setores da economia e em qualquer outro campo de interesse mútuo; facilitação e integração de empresas e cadeias produtivas; o estabelecimento de mecanismos de cooperação, consulta e complementação em atividades econômicas de interesse entre as partes; a realização de ações conjuntas para promover o comércio em suas respectivas regiões; além de ações para as pequenas e médias empresas.
“Outra questão que estamos discutindo é a retomada de um voo que já existiu da Aerolíneas Argentinas, saindo de Mendoza indo para Salvador e de Salvador para Mendoza. A ideia é retomar esse voo para fortalecer também a troca da atividade turística entre a Argentina e o Brasil”, finalizou o titular da SDE.