O futuro do trabalho já chegou, e o mercado precisa de cada vez mais profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias que estão surgindo. Prova disso é a inteligência artificial ser o conhecimento tecnológico mais buscado pelas empresas hoje. Machine learning e internet das coisas completam o top 3, segundo estudo da Cortex, plataforma de inteligência de vendas B2B.
A plataforma analisou mais de três milhões de vagas de emprego divulgadas entre março e junho nos principais portais do Brasil, das quais 34.324 estão relacionadas à IA. “Esse processo de evolução é contínuo e tem se tornado ainda mais veloz nos últimos anos”, afirma Rodrigo Martins, vice-presidente de engenharia da Cortex, na revista Forbes.
Em cinco anos, 44% das habilidades dos profissionais serão alteradas, segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral. Antes mesmo de 2027, 60% da atual força de trabalho irá demandar treinamento para atender às novas necessidades.
Como se preparar para o futuro do trabalho
Hoje, segundo Martins, já existem muitas vagas que pedem conhecimentos tecnológicos específicos, de cargos iniciantes aos mais avançados. A Cortex mapeou os mais requisitados pelas empresas nos anúncios de emprego, os cargos que buscam esses conhecimentos e, a pedido da Forbes, as médias salariais de cada um deles. A partir de modelos de IA (inteligência artificial), a plataforma cruza informações de mais de 17 mil fontes locais e globais em sua base de dados.