O Prêmio Maria Felipa de 2023 aprofunda ainda mais o seu lado social e arrecadará alimentos não perecíveis que serão doados a instituições de proteção à mulher. O evento acontece em Salvador nesta próxima terça-feira (25), no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), a partir das 18h, e será conduzido pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos).
Os interessados podem levar 1kg ou mais de alimento para o evento e entregá-lo na porta. No entanto, a doação não será obrigatória nem condicionará a entrada no espaço.
“Além da mudança para um local ainda mais representativo para as questões ligadas ao povo negro, a arrecadação de alimentos não só estimulará a solidariedade do público, mas nos permitirá ajudar instituições que se dedicam a amparar a mulher. Salvador é uma cidade majoritariamente negra, e suas mulheres, a maioria negra e de baixa renda, muitas vezes se vê em situação de violência doméstica e desemprego. Nessas horas, a rede de apoio é fundamental para garantir a dignidade”, pontua Ireuda.
Quem foi Maria Felipa?
Maria Felipa de Oliveira, que dá nome ao prêmio, foi uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica. Assim como Joana Angélica e Maria Quitéria, ela lutou pela Independência da Bahia. Em 1823, liderou um grupo composto por mais de 200 pessoas, entre as quais estavam índios tupinambás e tapuias, além de outras mulheres negras, nas batalhas contra as tropas portuguesas que atacavam a Ilha. Conta-se que o grupo foi responsável pela queima de pelo menos 40 embarcações portuguesas.
Confira a lista de premiadas confirmadas até o momento:
Régia Mabel da Silva Freitas – educadora e pesquisadora
Nara Costa – cantora
Val Benvindo – jornalista
Patricia Reis Leite – juíza de paz
Priscila Rosa – neurologista
Roseli de Santana Ramos – tenente-coronel da PMBA
Aline Ramos – tenente
Abidjan Rosa – empresária
Erisangela Dias – empresária
Doinha Prata – empresária
Jacqueline Bispo Bomfim – cozinheira Senac
Juliana Persan – empreendedora e influencer
Lilian Nara – GCM
Alana Neves – chefe de gabinete
Macaé Evaristo – deputada estadual (MG)
Jamile Barreto – ginecologista e obstetra
Vanda da Cruz – oficial da PMBA
Lívia Costa – ativista e modelo