sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / GCM se prepara para implantar em Salvador Guardiã Maria da Penha
segunda-feira 17 de julho de 2023 às 16:41h

GCM se prepara para implantar em Salvador Guardiã Maria da Penha

NOTÍCIAS


A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), participou, na última quinta-feira (13), do início do ciclo de capacitações sobre combate à violência contra a mulher da Guarda Civil Municipal. Serão, inicialmente, 500 guardas capacitados e até o final do ano todo o efetivo.

De acordo com a corporação, a capacitação e outras ações serão realizadas para a implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha em Salvador. O objetivo é a proteção efetiva à mulher com viés humanizado e com base nos fluxos e protocolos para atendimento de ocorrências da violência doméstica. O projeto foi idealizado por Ireuda Silva, que lutou por sua implantação.

“A Guarda Municipal de Salvador tem demonstrado enorme disposição para acolher e executar iniciativas em defesa da mulher. Com o aumento de denúncias de violência doméstica é fundamental fortalecer a rede de proteção e apoio e a Guardiã Maria da Penha vem justamente nesse sentido. Com esse programa, em que os agentes são capacitados e devidamente orientados, o combate à violência contra a mulher será muito mais humanizado e preparado para oferecer o suporte que as vítimas precisam”, diz Ireuda.

A vereadora pontua que, além de faltar delegacias especializadas, o machismo ainda predomina nos órgãos de segurança pública. “Muitas vezes, a vítima chega para prestar uma queixa, buscar ajuda, proteção, mas é menosprezada em sua dor. Não é devidamente amparada e, não raro, é culpabilizada pelas agressões sofridas. O agressor às vezes é ouvido e liberado com sede de vingança, o que dá margem a todos esses feminicídios que vemos na mídia”, acrescenta.

Salvador tem um caso de violência doméstica a cada 45 minutos, segundo dados das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher. Além disso, 10.864 medidas protetivas foram distribuídas pela Justiça nos últimos dois anos na Bahia, representando apenas 37,3% dos 29.089 processos de violência contra a mulher abertos no mesmo período no estado. Atualmente, há 85.059 ações penais em curso.

Veja também

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quinta-feira o pagamento de R$ 20 bilhões em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!