sexta-feira 22 de novembro de 2024
Carlos Alcaraz e o troféu de Wimbledon: segundo grand slam da carreira - Foto: AFP
Home / ESPORTE / Tenista brasileiro Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista título de Wimbledon pela 1ª vez na carreira
domingo 16 de julho de 2023 às 15:54h

Tenista brasileiro Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista título de Wimbledon pela 1ª vez na carreira

ESPORTE, NOTÍCIAS


Depois de perder um primeiro set por 1 a 6, de forma afobada e errando mais do que o habitual, Carlos Alcaraz, de 20 anos, se recompôs, encontrou seu melhor tênis e destronou Novak Djokovic. Após quse cinco horas de partida, venceu o sérvio, de 34 anos, por 1/6, 7/6(6), 6/1, 3/6 e 6/4. Esse é a primeira conquista do espanhol em Wimbledon e o segundo slam na carreira.

Alcaraz, líder do ranking mundial, leva para casa não apenas o troféu mais cobiçado do esporte e 2 mil pontos no ranking, mas também uma premiação de nada menos que 2,35 milhões de libras – R$ 14,7 milhões na cotação deste domingo. Já o vice-campeão do torneio, Novak Djokovic, receberá 1,175 milhão de libras pela campanha em Londres, o equivalente a R$ 7,38 milhões.

Com a conquista, Alcaraz chegará a 9675 pontos, ampliando a sua vantagem sobre Djokovic, que para recuperar a liderança precisava ganhar o torneio. Ele buscava igualar o recorde de oito títulos na grama londrina, marca que pertence a Roger Federer, e aumentar para 24 o seu número de conquistas de Grand Slams. Dono de sete títulos – quatro seguidos -, Novak Djokovic chegou na decisão após sequência de 34ª vitórias consecutiva em Wimbledon. Djokovic não perdia uma partida na Quadra Central de Wimbledon desde 2013, quando foi derrotado por Andy Murray na final. Sua derrota mais recente no torneio, nas quartas de final de 2017, aconteceu na Quadra 1.

Terceiro set

A decisão teve um atrativo a mais no terceiro set, quando Alcaraz e Djokovic protagonizaram um game que durou nada menos que 26 minutos. Depois de 13 igualdades e sete break points, Alcaraz conseguiu a quebra para abrir 4/1, consolidando uma reação na partida após perder a primeira parcial e conseguir o empate no segundo set.

Em 2010, o britânico Andy Murray e o russo Igor Kunitsy disputaram o que foi considerado um dos games mais longos dos últimos tempos na primeira rodada do ATP de Dubai: 24 minutos e 30 segundos, com direito a 14 igualdades. Em 2022, pela segunda rodada do Rio Open, o argentino Diego Schwartzman e o espanhol Pedro Martinez superaram a marca travando um duelo de 24 minutos e 43 segundos.

Apesar da duração acima da média, o game vencido por Alcaraz não chega perto de ser o mais longo já registrado no tênis masculino. De acordo com o Guinness Book of Records, um game entre Anthony Fawcett e Keith Glass pelo torneio de Surbiton em 26 de maio de 1975 foi o que mais durou até hoje: 31 minutos. Segundo os registros, foram 37 igualdades e 80 pontos disputados. Fawcett acabou vencendo a partida por 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 6/3 e 6/2.

Veja também

Sudeste Asiático expande energia hidrelétrica bombeada para aumentar armazenamento de energia

À medida que o Sudeste Asiático faz uma rápida transição para energia renovável, os países …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!