A implementação de unidade de beneficiamento de laticínio, no município de Serra do Ramalho, foi solicitada pelo deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) ao governador Jerônimo Rodrigues em indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
De acordo com o parlamentar, Serra do Ramalho possui, atualmente, uma extração diária mínima de 53 mil litros de leite de vaca, decorrente da produção de suas agrovilas e das demais zonas rurais do município, além de possuir três grandes empresas que concentram a arrecadação e o preço do leite da região. Não há, no entanto, acrescenta Eures Ribeiro, “uma casa de laticínio do município que possa ajudar no armazenamento e benfeitoria do leite, prejudicando os agricultores locais”.
Ele esclarece que o laticínio servirá para atender a população de Serra do Ramalho, com mais de 31 mil habitantes, e de toda a região próxima ao município, que poderá também aderir à casa do laticínio, podendo ser objeto do programa estadual Bahia Produtiva, junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural.
“Salientamos ainda que o papel do laticínio no município vem ganhando força econômica e social em suas agrovilas, com o município possuindo hoje mais de 80% de sua população na zona rural, sendo papel do Estado incentivar a economia rural e estabelecer mecanismo de manutenção das famílias em suas terras”, declarou Eures Ribeiro.
O deputado conclui a indicação dizendo que “a construção de uma casa de laticínio permitirá a pasteurização do leite, a produção de requeijão, queijo, manteiga e iogurte, entre outros derivados, com seu equipamento sendo concedido ao município para uma gestão conjunta com a comunidade produtiva municipal”.