Uma nova rodada da pesquisa Atlas, divulgada nesta última quinta-feira (6) é boa para o presidente Lula (PT), mas excelente para Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo.
Segundo o colunista Matheus Leitão, da Veja, enquanto o petista desfruta de ampla diversidade de aprovação relacionada às iniciativas e pautas do seu governo – 70% apoiam o programa de renegociação das dívidas, por exemplo – o bolsonarista testemunha a consolidação política do seu nome, ao mesmo tempo que a maioria do eleitorado concorda com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro.
Isso pode se transformar de acordo com o colunista da revista, no maior ativo político de Tarcísio de Freitas para 2026, caso ele decida concorrer novamente ao Palácio dos Bandeirantes, ou se quiser alçar voos mais altos, como o Palácio do Planalto.
Para se ter uma ideia, mais de 60% dos brasileiros afirma que Tarcísio de Freitas é o melhor nome para assumir a candidatura para presidente no campo da direita em 2026 (estão inclusos aqui entrevistados que se identificam com a direita e com a extrema direita).
Em contrapartida, apesar de Lula ver 53% dos brasileiros aprovando seu governo até o momento, o petista recebeu sinais de alerta, como o fato de que apenas 6% dos entrevistados consideram a Venezuela uma democracia.
Bem ou mal, é o eleitorado brasileiro se posicionando sobre o futuro, mas também sobre o presente…