sexta-feira 10 de maio de 2024
O ex-presidente costarriquenho Guillermo Solis fala durante o Fórum do Instituto Interamericano para a Democracia em Miami, Estados Unidos, em 5 de maio de 2021 - AFP/Arquivos
Home / Mundo / MUNDO / Ministério Público da Costa Rica acusa ex-presidente Solís de abuso de poder
quinta-feira 6 de julho de 2023 às 19:32h

Ministério Público da Costa Rica acusa ex-presidente Solís de abuso de poder

MUNDO, NOTÍCIAS


O ex-presidente da Costa Rica, Guillermo Solís, foi acusado de prejudicar as finanças públicas durante seu governo (2014-2018), informou o Ministério Público do país nesta quinta-feira (6).

As acusações baseiam-se na influência supostamente exercida por Solís para “transferir dinheiro do Tesouro Nacional para o Bancrédito (Banco Crédito Agrícola de Cartago), sem suporte técnico e com baixíssima possibilidade de retorno, com a intenção de que o banco parecesse ter um índice de liquidez suficiente”, segundo a Procuradoria Adjunta de Probidade, Transparência e Combate à Corrupção (Fapta).

Segundo o Ministério Público costa-riquenho, esta “manobra” impediria a intervenção do banco “devido aos graves problemas de liquidez que enfrentava” e evitaria que a imagem do governo de Solís fosse prejudicada.

O Bancrédito foi uma entidade do Estado com fins comerciais que acabou falindo em julho de 2017, durante o governo Solís, após anos de prejuízos e resultados ruins.

O Ministério Público também acusou pelo mesmo crime o ex-vice-presidente e ex-ministro da Fazenda Helio Fallas, o ex-ministro da Presidência Sergio Alfaro, a ex-diretora do Tesouro Nacional, Martha Cubillo, e o adjunto dela, Mauricio Arroyo.

“As ações dos acusados resultaram em prejuízo à Fazenda Pública e ao interesse público”, disse o Ministério Público.

Os cinco acusados podem ser condenados a penas entre dois e oito anos de prisão, de acordo com o Código Penal da Costa Rica.

Veja também

Vídeo de câmera corporal viraliza mostrando Policial Militar disparando 11 tiros em homem que cai morto

Um homem foi baleado por um policial militar do estado de São Paulo durante uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas