quinta-feira 4 de julho de 2024
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco Waldemir Barreto/Agência Senado
Home / DESTAQUE / Líderes entregarão a Pacheco pedido de apuração dos juros praticados pelo BC
quarta-feira 5 de julho de 2023 às 19:33h

Líderes entregarão a Pacheco pedido de apuração dos juros praticados pelo BC

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Líderes partidários da Câmara dos Deputados das legendas do PT, PV, MDB, PSD, PSol, PSB, PDT, PCdoB e Rede mais presidentes do fórum de partidos progressistas têm reunião marcada com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), às 16h desta quarta-feira (5). Os parlamentares entregarão uma petição em que pedem a instauração de procedimento para apuração da política monetária do Banco Central do Brasil.

O documento pede a apuração da “possível motivação viciada e vício de finalidade, desconectada dos acontecimentos fáticos precedentes que levaram o Banco Central do Brasil a manter a taxa de juros em 13,75%”. Além disso, solicita que se apure eventuais responsabilidades do presidente do BC, Roberto Campos Neto “no que se refere à demora e ao não cumprimento adequado e tempestivo do controle da inflação, do emprego e desenvolvimento econômico e social”.

As críticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à política monetária praticada pelo BC são feitas desde o início do mandato. Numa das investidas mais pesadas, Lula, sem citar nomes, disse “que aquele cidadão não tem compromisso com o país, tem compromisso com o outro governo (de Jair Bolsonaro)”.

Recentemente, o líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), também criticou Campos Neto. “Só falta agora o resquício bolsonarista lá no Banco Central, o tal do Roberto Campos Neto, começar a baixar a taxa de juros que ninguém segurará este país”, afirmou.

Veja também

‘Nem metade dos recursos anunciados por Lula chegaram ao RS’, dizem prefeitos

Mais de 300 prefeitos do Rio Grande do Sul lotaram o salão verde da Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!