A GM Defence, braço da General Motors responsável pelo desenvolvimento de veículos militares, parece estar se adequando aos novos tempos. Conforme o portal Vrum, a montadora acaba de apresentar no evento Modern Day Marine 2023, em Washington, DC, nos Estados Unidos, um modelo elétrico do icônico jipão Hummer. Trata-se, ao menos por enquanto, de um protótipo, mas totalmente funcional quanto à propulsão e à dirigibilidade.
O Hummer elétrico compartilha o chassi com a versão mais recente do similar a combustão, mas, claro, tem sistema de propulsão bem diferente. O motor elétrico é alimentado por uma enorme bateria de 212kWh: trata-se do mesmo conjunto mecânico utilizado no Hummer EV, que destina-se a civis.
A diferença é que, no modelo militar, há ainda um motor a combustão, abastecido a diesel. Ele, porém, não movimenta as rodas, como nos veículos híbridos, e sim serve como gerador para alimentar as baterias e ampliar a autonomia, que chega a 482km. De acordo com o fabricante, uma recarga de apenas 12 minutos permite um alcance adicional de 161km.
Outras características técnicas do Hummer elétrico são as rodas calçadas com pneus off-road de 37 polegadas e a gaiola de proteção tubular, que envolve os assentos para os seis ocupantes. O projeto também inclui um sistema de freios específico para o jipão militar, além de uma carroceria elaborada para permitir grandes ângulos de ataque e de saída.
Hummer elétrico é bem diferente do jipão raiz
As origens do jipão Hummer remontam a 1979, quando as forças armadas dos Estados unidos lançaram um edital para a aquisição de novos veículos militares. O projeto escolhido acabou sendo o da empresa AM General, inicialmente conhecido pela sigla HMMWV, que logo se transformou, devido à pronúncia, em Humvee. O modelo acabou ganhando projeção global em 1990, quando atuou na Guerra do Iraque.
Diante dessa “fama”, em 1992 a AM General acabou comercializando uma versão civil do jipe M998, que recebeu a designação de Hummer. Já em 1999, a General Motors adquiriu os direitos de produção desse modelo e transformou o nome em uma marca, que durou até 2009. Por fim, em 2021, a multinacional lançou o GMC Hummer EV, de proposta civil e propulsão elétrica.