quinta-feira 21 de novembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela da Silva na recepção em Puerto Iguazú, na Argentina. — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Home / DESTAQUE / Lula desembarca na Argentina para encontro de chefes de Estado do Mercosul
terça-feira 4 de julho de 2023 às 05:33h

Lula desembarca na Argentina para encontro de chefes de Estado do Mercosul

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite desta última segunda-feira (3) a Puerto Iguazú, na Argentina, onde participará da reunião de chefes de Estado do Mercosul.

Os presidentes dos países do bloco se reúnem na nesta terça-feira (4). Ao final do encontro, Lula assumirá o comando do Mercosul pelos próximos seis meses.

A Argentina, que encerra seu mandato à frente do bloco, escolheu segundo Guilherme Mazui, do portal g1 , realizar a reunião em um hotel em Puerto Iguazú, cidade localizada na região de fronteira com Brasil (Foz do Iguaçu) e Paraguai (Cidade do Leste).

O governo argentino espera a presença dos presidentes dos quatro países titulares do bloco, com a expectativa da participação também do presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, que tomará posse em agosto.

União Europeia

Anfitrião, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, fará um balanço das ações dos últimos seis meses, no qual deve destacar a importância do avanço das negociações para implementar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

Negociado desde 1999, o acordo teve a parte comercial finalizada em 2019 e está em fase de revisão, já que necessita do aval dos países signatários para entrar em vigor.

Em janeiro, o bloco europeu apresentou um documento adicional ao Mercosul, que prevê sanções em questões ambientais, o que foi chamado por Lula de “ameaça”.

A expectativa é de que o Mercosul responda nos próximos meses, durante a presidência rotativa do Brasil, as questões levantadas pela União Europeia.

O Ministério das Relações Exterioresjá adiantou que Lula pretende propor aos demais países do Mercosul que sejam feitos “ajustes” no texto do acordo comercial.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!