segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / 30% dos vendedores brasileiros da Shopee têm o e-commerce como principal renda
segunda-feira 3 de julho de 2023 às 11:36h

30% dos vendedores brasileiros da Shopee têm o e-commerce como principal renda

NOTÍCIAS


A Shopee realizou uma pesquisa com 1.460 lojistas brasileiros entre os meses de março e abril para entender o impacto da plataforma em seus negócios.

Resumo: 

  • 40% dos vendedores só usam a Shopee;
  • Mais de 3 milhões de vendedores brasileiros estão registrados;
  • Mais de 50% dos participantes revelaram que a Shopee teve alto ou médio impacto em suas vidas. Além disso, a estimativa é que o marketplace trouxe para o e-commerce mais de 500 mil vendedores que não vendiam online antes.

A atividade no comércio eletrônico foi apontada como a principal fonte de renda de 3 em cada 10 lojistas, sendo a Shopee a principal plataforma na geração de receita de cerca de 35% dos respondentes. Segundo 40% dos entrevistados, a marca é a única plataforma que utilizam, enquanto 25% deles disseram que as vendas na Shopee mais do que dobraram seus lucros.

“Há três anos, abrimos o nosso marketplace para que os empreendedores locais pudessem se conectar com milhões de consumidores e expandir suas lojas para todas as regiões do país. Hoje, já são mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados em nossa plataforma. Essa pesquisa nos mostra que estamos no caminho certo de contribuir para o sucesso desses parceiros e transformar suas vidas por meio da tecnologia”, comenta Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee.

Impacto local

Os dados também mostraram que o aplicativo promove novas perspectivas na vida dos empreendedores que possuem lojas na plataforma. Ao serem questionados sobre os principais impactos que vender no marketplace promoveu em suas vidas, os vendedores pontuaram em maioria o aumento da renda familiar, independência financeira e possibilidade de expansão de seus negócios.

A pesquisa indica que os vendedores Shopee empregam cerca de 600 mil pessoas.

É o caso de Felipe e Brenda Mastrogiácomo, proprietários do Closet da Bê , que montaram a loja na plataforma em 2021 para complementar a renda. Na época, tinham outro emprego e em poucos meses deixaram tudo para se dedicar exclusivamente ao negócio e hoje fatura 10 vezes mais que o salário mensal que mantinham.

A história que começou com a revenda de roupas, agora impacta a vida de mais pessoas, seja com a geração de emprego para dez colaboradores, como também beneficiando a cadeia como um todo, incluindo o setor imobiliário. Em nove meses de empresa, eles alugaram um galpão e atualmente possuem confecção própria na cidade de São Paulo (SP).

Perfil do empreendedor Shopee

O levantamento também mapeia o perfil do empreendedor registrado na plataforma. Ao olhar para um recorte de gênero, mais de 50% dos lojistas se autodenominam mulheres e cerca de 40% assinalaram a opção homem. Mais de 70% dos vendedores se encontram na faixa etária entre 25 e 45 anos.

A maior concentração de vendedores do marketplace está na região sudeste do país, sendo São Paulo o estado com maior número, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Outra região que se destaca, com aumento no número de novos lojistas é o Nordeste – em especial os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, respectivamente.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!