O deputado Tum (PSC) defendeu, em indicações encaminhadas ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, uma vistoria técnica da Barragem de Pinhões, município de Juazeiro (nordeste baiano).
De acordo com o deputado, relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) coloca a Barragem dos Pinhões no topo de risco de rompimento. “Entre os problemas já identificados na sua estrutura estão rachaduras, buracos, corrosões, fissuras assim como erosões”, observou Tum, nos documentos apresentados na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
O parlamentar afirmou ainda esperar que as indicações sirvam de alerta e ajudem a prevenir uma tragédia, como as de Mariana e Brumadinho, que deixaram centenas de mortos em Minas Gerais. Ele lembrou que o número de barragens vulneráveis no país subiu, em um ano, de 25 para 45. E destacou que a Bahia é o estado com o maior número de equipamentos nessa situação (10), seguido por Alagoas (6) e Minas Gerais (5).
“Segundo levantamento técnico de órgãos responsáveis esta Barragem de Pinhões encontra-se em situação de risco de ruptura e necessita de um olhar mais técnico-profissional apurado principalmente em seu sangradouro”, concluiu ele, nas indicações.