Deputado baiano filho de pedreiro e uma dona de casa tornou-se um dos maiores políticos do interior da Bahia
O deputado federal Charles Fernandes (PSD), fez aniversário na última sexta-feira (15) e recebeu de presente do seu partido a indicação para compor três importantes comissões permanentes da Câmara Federal, por onde passam as votações prévias, pareceres e debates de temas que irão ao plenário, além de serem fórum das indicações de propostas.
O ex-prefeito de Guanambi e agora deputado foi empossado como titular das Comissões de Minas e Energia; Integração Regional e como suplente da Comissão de Agricultura e Pecuária.
“Vamos atuar com muita determinação nas comissões para levar propostas de interesses do país e particularmente da Bahia”, enfatizou o deputado baiano.
Biografia
Filho de pedreiro, Charles Fernandes Silveira Santana tem uma história bonita na política baiana, já foi comentarista esportivo, vereador, secretário de Infraestrutura e de Educação no município de Guanambi e vice-prefeito por duas vezes e prefeito de Guanambi por seis anos.
Nascido em Guanambi em 15 de março de 1966, desde cedo o jovem ‘Charles’ já demonstrava o anseio pelo trabalho e liderança, ocupando várias funções públicas, a exemplo da Presidência do Clube de Campo de Guanambi, quando desenvolveu um trabalho inovador, que repercutiu em toda a região. Filho de Bráulio Santana Sobrinho e Edissa Fernandes Silveira Santana, Charles concluiu os cursos técnicos de Técnico Agrícola e Contabilidade, concluindo mais tarde o bacharelado em Turismo, pela Faculdade de Guanambi.
O sétimo filho de uma linhagem de dez, Charles nunca esconde sua origem simples e faz questão de afirmar: “sou filho de um pedreiro, que veio para Guanambi na década de 50, que com sua colher e mãos calejadas, ajudou a construir essa cidade e com muita dificuldade criou seus 10 filhos, ensinando-os que a principal virtude além da fé é a honestidade”.
Foi eleito vereador nas eleições de 2000, alcançando o maior número de votos da história de Guanambi na Câmara de Vereadores, se licenciou posteriormente para ocupar a Secretaria de Infraestrutura a convite do então prefeito.
Já nas eleições de 2004, foi indicado para ser candidato a vice-prefeito na Chapa do ex-governador Nilo Coelho, mostrando desde o primeiro momento ser atuante, trabalhador e acima de tudo, um elo entre as comunidades rurais e a administração pública. Até então já havia assumido o cargo de prefeito interinamente por dez vezes e ocupou a Secretaria de Educação no primeiro biênio da administração de Nilo Coelho.
Em junho de 2010 assumiu seu primeiro mandato de fato como prefeito do município de Guanambi, após renúncia do então prefeito Nilo Coelho que iria disputar eleição para o governo do Estado. Charles Fernandes foi reeleito prefeito em 2012 com larga vantagem de votos segundo aurou o Acesse Política. Em 2016 elegeu seu sucessor Jairo Magalhães e em 2019 assumiu mandato de deputado federal após o TSE enquadrar pela Lei da Ficha Limpa o deputado Luiz Caetano por uma condenação por improbidade administrativa. Charles teve com 74 mil votos e por isso era o primeiro suplente da sua coligação.
Casado com Jailma Fernandes, o deputado possui grande amizade com o governador Rui Costa, senador Otto Alencar e deputada Ivana Bastos, além de ser amigo de outros muitos prefeitos, deputados estaduais e federais.
Charles Fernandes, o menino filho de um pedreiro e uma dona de casa do interior da Bahia que se tornou a maior liderança política da região sudoeste do Estado.