segunda-feira 25 de novembro de 2024
Foto: Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Deputado quer conceder a Comenda 2 de Julho ao empresário espanhol Rubén Baqué
quinta-feira 22 de junho de 2023 às 06:25h

Deputado quer conceder a Comenda 2 de Julho ao empresário espanhol Rubén Baqué

NOTÍCIAS


O deputado estadual Eduardo Salles (PP) pretende conceder a Comenda 2 de Julho ao engenheiro em telecomunicações e empresário do setor turístico e imobiliário, Rubén Escartín Baqué, em reconhecimento a sua trajetória e investimentos que geram centenas de empregos na Bahia. Através do Projeto de Resolução nº 3.128/2023 que encaminhou à Assembleia Legislativa, o parlamentar relata que o homenageado nasceu na Espanha, em 1967, mas tem também nacionalidade brasileira.

Rubén Baqué é formado em Engenharia de Telecomunicações e tem mestrado em Administração de Empresas pela Esade, uma escola empreendedora de Barcelona, além de especializações em tecnologia, robótica, sistemas de controle de processos, automação e sistemas de gestão de plantas químicas e farmacêuticas. De acordo com o legislador, sua experiência como engenheiro de produto teve início em 1990, na Lana Serrate BCN, uma empresa de sistemas, tecnologias e equipamentos para processos industriais. Depois foi o diretor-técnico e, posteriormente, diretor-comercial da Foxboro, uma empresa americana de sistemas de controle de processos.

No currículo do engenheiro Baqué, continua o deputado, foi de fundamental importância na diversificação do grupo industrial chamado Asesa, onde atualmente é CEO. Rubén Baqué lidera, desde 2005, o projeto Prima Brasil, que reúne empresas como Pich Guillera, Ferrero, Ventura, Gomez, Perez Sala Vallds Taberner, Montealegre, Godia e Bassols. O homenageado mora no Brasil desde 2019, liderando o Prima, que desenvolve projetos turísticos hoteleiros e de resorts e imobiliários de primeira e segunda residência.

O presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA explica que o Prima tem investimentos de R$ 1,2 bilhão em incorporação em Salvador, com plano de expansão para os próximos cinco anos. O parlamentar lembra que em 2019 Baqué recebeu da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) o Prêmio de Empresa Revelação e de Melhor Empresa em 2022.

O autor do PRS informa também que Rubén Baqué gera atualmente cerca de 1.500 empregos, além de gerir três unidades hoteleiras próprias (Fasano Salvador, Ponta de Inhambupe e Aldeola), com 450 empregos criados nestes empreendimentos. Eduardo Salles adianta que o empresário planeja ainda uma ampliação de seus investimentos para mais cinco hotéis, podendo chegar a 3.850 postos de trabalho. “Por essas razões é que apresentamos a presente proposição legislativa, na expectativa de contar com o apoio dos nobres colegas no sentido de aprová-la”, finalizou o deputado.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!