quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Henrique Carballal é confirmado como novo presidente da CBPM 
quinta-feira 22 de junho de 2023 às 06:17h

Henrique Carballal é confirmado como novo presidente da CBPM 

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Conselho de Administração da Companhia Baiana de Pesquisa Mineira (CBPM) aprovou nesta última quarta-feira (21) a indicação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para que Henrique Carballal (PDT), vereador de Salvador, assuma a presidência da estatal.

Além de Carballal, foram aprovados os nomes de Inácio Matos para a diretoria Administrativa e Financeira e de Manoel Barretto, um geólogo conhecido na empresa, para a diretoria técnica. Ambos foram indicados por Carballal.

O vereador inclusive, segundo o jornal Tribuna da Bahia, já solicitou licença do seu mandato ao presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB).

O suplente que assumirá a vaga em seu lugar é Randerson Leal (PDT), filho do deputado estadual Roberto Carlos, do Partido Verde.

Após a oficialização, Henrique Carballal destacou que uma de suas principais prioridades será valorizar os funcionários da estatal, realizar concursos públicos, garantir a autonomia da CBPM e implementar o Prêmio de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), que não teve avanços na gestão anterior de Antonio Carlos Tramm.

Em relação à autonomia da CBPM, Carballal explicou que é uma conquista necessária para agilizar as operações da estatal. Atualmente, os recursos arrecadados pela empresa são repassados ao governo baiano e só podem ser utilizados pela própria companhia mediante autorização da Secretaria de Administração (Saeb).

Quanto ao PIDV, sua implementação é necessária para que a CBPM possa voltar a nomear cargos de confiança e realizar concursos públicos, algo que não ocorre há cerca de dez anos. Atualmente, há uma disputa judicial trabalhista envolvendo a empresa devido a esse motivo.

Jerônimo convidou Henrique Carballal para assumir a CBPM no final de março deste ano. O processo, vale lembrar, demorou devido à necessidade de alterações na legislação estadual e no estatuto da empresa para permitir que um político com mandato fosse indicado para o cargo, feitas recentemente pelo chefe do Executivo baiano.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!