O pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta segunda-feira (19), repercutiu a ameaça, recebida pelo gabinete do mandato do deputado Hilton Coelho (Psol), após denunciar motivação política no assassinato do correligionário do partido, Estevão da Costa Rodrigues, de 40 anos, em Nova Soure. Rodrigues foi morto, às 14h do dia 15 de junho, em via pública na cidade, onde vinha denunciando atuação de grupos de extermínio na região.
O presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, solidarizou-se com Hilton Coelho, ratificando que “toda ameaça a um deputado é uma ameaça a todo o Parlamento e às suas prerrogativas”. Ele assegurou as providências necessárias para a proteção da integridade física do deputado e seus assessores, além de anunciar que vai oficializar, em documento endereçado ao governador Jerônimo Rodrigues, ao secretário estadual de Segurança Pública e ao Ministério Público, com a assinatura das lideranças do governo e da oposição na Casa, solicitando apuração imediata dos fatos.
Segundo o psolista, o telefonema ameaçador foi feito para seu gabinete na última sexta-feira (16), um dia após Estevão ter sido brutalmente assassinado por dois homens em uma motocicleta, “com um tiro de escopeta na boca, como um recado claro que foi pelas denúncias que vinha fazendo na cidade”. Hilton Coelho adiantou que já teve uma resposta positiva das secretarias estaduais de Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos, pediu o apoio de todos os colegas e espera a identificação do autor das ameaças, dos crimes de extermínio de jovens em Nova Soure e do assassinato de Estevão da Costa Rodrigues.
O parlamentar recebeu a solidariedade e apoio de diversos colegas, que entenderam a gravidade dos fatos. Samuel Junior (Republicanos) se associou, na condição de 2º secretário da Mesa Diretora da Casa, às falas do presidente e garantiu que a ALBA vai cobrar respostas dos órgãos competentes. O líder da oposição, Alan Sanches (UB), em nome da bancada, expressou total apoio para cobrar da justiça uma resposta aos fatos ocorridos.
Vice-presidente da ALBA,o deputado Zé Raimundo Fontes (PT) afirmou que a ameaça a um integrante do Parlamento baiano é “uma situação perigosa para a democracia”, prestando solidariedade ao colega. O petista também registrou a escolha do deputado federal Waldenor Pereira como pré-candidato do PT à Prefeitura de Vitória da Conquista, anotando que “há um clima eleitoral antecipado, após as eleições de Lula presidente e Jerônimo governador”.
Pedro Tavares (UB) subiu à tribuna para relatar visitas a dois municípios de sua base no último final de semana. Em Mutuípe, no Vale do Jequiriçá, participou, no povoado da Muquiba, ao lado do prefeito e equipe, de inauguração de academia de saúde ao ar livre e iluminação. Já em Iaçu, na Chapada Diamantina, registrou obras de infraestrutura em alguns bairros, como a praça da juventude, e calçamentos já realizados pela Prefeitura, além de acompanhar os preparativos para os festejos juninos na cidade.
Raimundinho da JR (PL) parabenizou o trabalho realizado pelo Hospital Aristides Maltez (HAM), em Salvador, relatando que fez, esse mês, a doação de seu salário integral à unidade de saúde. O parlamentar fez um apelo aos colegas para que, “numa corrente do bem”, façam a doação mensal, de um salário mínimo, ao HAM ou a outras duas instituições, citando preferencialmente os hospitais Martagão Gesteira e Santo Antônio.
Tiago Correia (PSDB) comemorou o termo de cooperação técnica, na última sexta (16), entre as prefeituras de Salvador e Vitória da Conquista, para o início do projeto “Governando com as Pessoas” na cidade do Sudoeste da Bahia. O tucano também parabenizou entrevista recente do ex-ministro Aldo Rebelo, relator do código florestal, na qual ele afirma que a agricultura brasileira é vítima de sabotagem de ONGs internacionais e enaltece a sustentabilidade da produção de alimentos no Brasil.