O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, deu uma bronca segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, durante seu discurso, na sessão da entidade nesta segunda-feira. O encontro definirá a lista sêxtupla de advogados que concorrerão à vaga da OAB no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em sua fala, Simontti destacou “algumas observações” sobre o processo de disputa interna para compor a lista.
— Pela primeira vez, vimos o processo de escolha se tornar uma disputa agressiva, redundando na exposição desnecessária e negativa dos próprios colegas e da instituição da advocacia, por meio de narrativas muitas vezes distorcidas. Este processo deveria, e deve, ser marcado pela fraternidade entre a advocacia e pelo fortalecimento da profissão. É isso o que queremos e buscamos — afirmou.
O presidente cobrou ainda que os escolhidos “não traiam a advocacia” e que se mantenham fiéis ao respeito às prerrogativas da profissão.
A partir desta lista, os ministros do STJ escolherão três nomes que serão encaminhados ao presidente Lula, a quem cabe definir o advogado que vai compor a corte.